sábado, 1 de setembro de 2012

Em PE, Usina Cruangi deve vender parte da cana para pagar dívidas

Os representantes da Usina Cruangi, localizada em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, participaram de uma audiência com o Ministério Público do Trabalho na tarde desta sexta-feira (31). No encontro, foram discutidas propostas para o pagamento da dívida trabalhista que segue há mais de três meses, enquanto a empresa esteve com seus bens bloqueados. Como alternativa, a Cruangi deve vender parte de sua cana-de-açúcar para as usinas Petribu e Olho D’Água, que estiveram na audiência e receberam as propostas da venda. Os representantes devem se reunir novamente na tarde de terça-feira (4), para chegar a um acordo.

De acordo com a Superintendência da Usina Cruangi, mesmo com a liberação dos bens da empresa pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no dia 22 de agosto, o Juízo da 25ª Vara Federal continuava não liberando os bens. No início desta semana, a Justiça Federal se pronunciou, afirmando que não havia proibido a venda da cana-de-açúcar, e que a empresa poderia aproveitar a venda do produto para pagar suas dívidas.
Caso o acordo seja firmado, parte do dinheiro arrecadado com a venda será voltado para pagar uma parcela dos salários atrasados dos 2,3 mil trabalhadores, enquanto a outra parte será destinada para os custos de funcionamento da empresa. Entre estes gastos, estão o combustível dos caminhões utilizados para o transporte da cana, as contas de energia e luz, o reparo de máquinas e o pagamento dos fornecedores.

“As duas empresas da região estiveram presentes, mas como alguns critérios precisavam ser fechados, eles vão retornar para fazer uma discussão interna na segunda com as empresas. Na terça então vamos voltar para ver se encaminhamos melhor a venda de parte da cana da Cruangi”, comentou o diretor de política salarial da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Pernambuco (Fetape), Paulo Roberto.

http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário